"A Senhorita X afirma que não tem mais cérebro nem nervos nem peito nem estômago nem tripas, somente lhe restam a pele e os ossos do corpo desorganizado [...]"

sábado, 16 de janeiro de 2010

[...] poema em linha reta

- por Álvaro de Campos:



“quem me dera ouvir de alguém a voz humana
que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
que contasse, não uma violência, mas uma covardia!
não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
ó príncipes, meus irmãos,

arre, estou farto de semideuses!
onde é que há gente no mundo?

então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?

poderão as mulheres não os terem amado,
podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
e eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
eu, que venho sido vil, literalmente vil,
vil no sentido mesquinho e infame da vileza.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário